Agende uma entrevista gratuitamente
Por Elisa Siqueira
Psicóloga Comportamental, Me
A Psicoterapia Comportamental representa um papel fundamental na prevenção e tratamento de Transtornos mentais que podem surgir na infância, tais como ansiedade, depressao, TOC, TDAH, TEA entre outros. Muitas vezes a criança nem apresenta sinais e sintomas de um transtorno e sim dificuldades escolares, de relacionamento, comportamentos agressivos ou birras que requerem atenção especializada. O psicoterapeuta atua realizando análises funcionais, aplica instrumentos e técnicas, com a finalidade de avaliar os comportamentos da criança e com o objetivo de promover tratamento individualizado.
A terapia comportamental se baseia nos princípios da Análise do Comportamento, proposta inicialmente por B.F. Skinner e outros autores.
A ideia central é a de que o ambiente no qual a criança está inserida tem um papel crucial na aprendizagem e manutençao dos comportamentos, inclusive dos inadequados. Sendo assim, os comportamentos são aprendidos e podem ser portanto, compreendidos e modificados através da psicoterapia.
O papel dos pais, familiares e professores é muito valorizado neste processo, uma vez que são eles que atuarão mantendo os ganhos que a criança obtém na psicoterapia, ajudando a criança a generalizar esses aprendizados no ambiente da casa e da escola.